Escola Pólen na mídia

A Escola Pólen é frequentemente destacada na mídia por sua atuação diferenciada. Neste espaço você terá acesso à algumas reportagens publicadas em jornais, sites, revistas ou TV.

 

imprensa.png
lavanguardia.jpg

Jornal La Vanguardia da Espanha

Muito tem se falado ultimamente sobre novas escolas no Rio de Janeiro que pretendem se basear no exemplo da Finlândia, país que é considerado o detentor do melhor sistema educacional do mundo.

 

O que muita gente não sabe é que a Pólen já aplica este modelo há 40 anos. Nossa diretora Vivien Santa Maria abordou o assunto em entrevista ao jornal espanhol La Vanguardia, mostrando para a imprensa internacional que a Escola Pólen faz esse trabalho integralmente piagetiano há quatro décadas.

 

Leia mais no link abaixo.

capa jornal ggn.jpg

Jornal GGN

Após a publicação da reportagem "Enseñanza de arriba y abajo en Rio" no tablóide espanhol La Vanguardia, o jornal GGN, do jornalista Luis Nassif, também publicou o artigo em português.

 

Na matéria, a diretora da Pólen, Viven Santa Maria, mostra para a imprensa internacional que o modelo não é novidade no país e que a Escola Pólen já faz este trabalho integralmente piagetiano há quatro décadas no Rio de Janeiro. 

 

Ela destaca ainda que este tipo de ensino deveriavaler para todo o Brasil, ou seja, na educação pública. De acordo com a pedagoga, só assim seria possível ter no país uma massa pensando e raciocinando.

planeta educacao.png

Planeta Educação

globonews.jpg

Globo News

Band.jpg

Band

Nossa diretora Vivien Santa Maria escreveu um artigo para a revista Planeta Educação abordando a importância da educação na primeira infância.

 

No texto, ela relata que há evidências científicas de que é a partir de um ano e meio ou dois de idade que se formam na criança habilidades que terão enorme influência sobre seu sucesso na vida: as capacidades cognitivas (relacionadas ao QI) e as não cognitivas (relacionadas ao autocontrole, à motivação e ao comportamento social).

 

E mais: estudos mostram que aprender toda uma gama de conhecimentos na primeira infância é bem mais rápido, econômico e eficiente do que depois.

A Globo News fez uma reportagem sobre educação financeira, na qual a Pólen foi destaque. A jornalista falou sobre as instituições criadas na escola, como o banco, o correio, o jornal e a loja de doces, com o objetivo de ensinar os alunos desde cedo a cuidar do próprio dinheiro. 

 

Na matéria, a diretora Vivien Santa Maria conta que se deparou com a necessidade de criar uma situação concreta para que as crianças pudessem vivenciar os conceitos de matemática, dinheiro e valores. E deu tão certo que as crianças passaram a administrar as instituições, receber salários e gastar o dinheiro com responsabilidade.

As instituições funcionam a partir do nível Intuitivo e continuam até o final do Operatório. 

A Band também abordou o tema educação financeira nesta reportagem. A repórter mostrou que, na Escola Pólen, a hora do recreio não é apenas tempo de brincar.

 

Na matéria, é possível notar que os alunos aprendem desde cedo a empreender e exercer a cidadania através da produção diária do jornal da escola, da administração da loja de doces, do envio de correspondência através do correio interno, da utilização do dinheiro de verdade e até mesmo de cheques feitos pelos próprios estudantes. 

 

O funcionamento banco e também foi destaque, pois as crianças aprendem a abrir uma conta, entendem os lucros e a importância de cuidar das finanças.