Quem somos

 

A Escola Pólen é uma das principais referências no método construtivista no Brasil. A metodologia piagetiana aplicada há quatro décadas difere de todo o ensino tradicional adotado pela maioria das escolas brasileiras e é a atual tendência na educação internacional. A Finlândia, país que vem alcançando resultados extraordinários, utiliza os mesmos princípios pedagógicos. 

 

Fundada em 1977, em Jacarepaguá, a escola agora está instalada na Barra da Tijuca, ao lado do Condomínio Rio 2, próximo ao Autódromo e Riocentro. Em instalações amplas, modernas e equipadas, a Pólen trabalha com crianças a partir de 3 meses, com turmas de Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental (até o 5º ano), todas classificadas de acordo com a nomenclatura das fases de desenvolvimento de Jean Piaget: turmas de Sensório Motor, Simbólico, Intuitivo e Operatório. Tudo isso aliado a um ensino de alta qualidade, com 40 anos de experiência na formação de alunos criativos e inovadores. 

Quem somos.jpg
 
Método

 

A Escola Pólen é especializada em Educação Infantil e Ensino Fundamental. Seguindo a teoria piagetiana,

o objetivo não é ensinar noções e conteúdos, mas fornecer condições para que a criança descubra e conclua por si. 

Nossa estrutura didático-pedagógica baseia-se na Teoria do Desenvolvimento de Jean Piaget (Epistemologia Genética). 

Em uma metodologia baseada nos princípios piagetianos do desenvolvimento, muita coisa acontece:

 

  • Nossas crianças são estimuladas a raciocinar e não, simplesmente, adestradas e treinadas;
  • Elas descobrem e concluem todos os conteúdos a partir de desafios e situações-problema criados pelo professor e, a cada descoberta ou conclusão, adquirem um esquema que permitirá novas descobertas e, assim, indefinidamente.
  • O estágio do desenvolvimento em que se encontra a criança é que determina como serão apresentadas as situações, pois, em cada etapa do desenvolvimento, a criança tem uma forma própria de assimilar o que experimenta ou vive.
  • A criança estará sempre em seu verdadeiro grupo de desenvolvimento, sem importar idade cronológica ou término de período letivo.
  • O que determinará sua mudança de nível será seu próprio desenvolvimento.

 

E o que significa tudo isto? 

O mais completo e eficaz crescimento em todas as áreas: 

cognitiva, emocional, afetiva e social, e o mais absoluto respeito ao indivíduo.

 

Nossa Missão 

 

Formar hábitos e atitudes, socializando e preparando nossas crianças para um excelente desempenho na vida adulta.

 

Nosso Objetivo

 

Criar pessoas capazes de fazer coisas novas, homens criativos, inventivos e descobridores

Desenvolver integralmente a criança: atenção ao desempenho cognitivo (inteligência)

e ao relacionamento das crianças entre si e com os professores (afetividade). 

 

Nossa Meta

 

Superar as expectativas de nossos clientes com um alto padrão de qualidade.

 

A ESCOLA 3.png

Diferenciais

 

 HORÁRIO INTEGRAL OU ESTENDIDO

Horários desde 4 horas diárias (escolaridade) até 12h por dia (integral).

 

 ALIMENTAÇÃO INCLUÍDA

A escola fornece toda a alimentação dos alunos, de acordo com o horário matriculado, oferecendo colação, almoço, lanche e jantar, com cardápio elaborado por nutricionista.

 

 MATERIAL DIDÁTICO ACESSÍVEL

A Escola Pólen preza pelo consumo consciente e a lista de material anual é reduzida e compacta. Não há taxa de material.

 

 IMERSÃO EM INGLÊS 

Os alunos trabalham cada dia uma atividade (matemática, ciências, etc.) em inglês, criando familiaridade com a língua no cotidiano. 

 

 BERÇÁRIO PIAGETIANO

A Pólen é a única escola que trabalha o aluno desde o berçário, estimulando a criança de acordo com os princípios de Piaget.

 

 AULAS DE MÚSICA

Semanalmente, os alunos entram em contato com notas e instrumentos musicais com professor especializado.

 

 BIBLIOTECA

A Escola Pólen incentiva a literatura e dispõe de amplo acervo literário acessível a todos os alunos.

 
 PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA 

Na Escola Pólen os alunos são estimulados desde o Berçário com atividades próprias para cada fase de desenvolvimento.  

 

 CONVÊNIO MÉDICO

A Escola Pólen tem convênio com a CRESCER para atendimentos médicos de urgência.  

Experiência de

Vivien Santa Maria

vivien.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

Psicóloga formada pela UFRJ e pedagoga formada pela PUC-RJ, Vivien Santa Maria fundou e dirige a Escola Pólen desde 1977, com base na teoria piagetiana.

 

Especialista em Piaget há mais de 40 anos, Vivien já ministrou diversas palestras e cursos, entre eles "Piaget na Educação" e "Crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e Distúrbio de Déficit de Atenção em sala de aula".

 

Autora de vários artigos em revistas e jornais, Vivien é hoje referência em educação construtivista no Brasil.